Vitor Gonçalves Home Page
Formação Contínua de Professores
Home
Dados Pessoais
Disciplinas
Interesses
Album Fotos
Favoritos
Projectos

Formandos e Calendário

Programa da Acção

Material de Apoio

Acção de Formação
A Internet na educação:
A concepção de páginas educativas

Formador (Turma 1): Vitor Barrigão Gonçalves


Formandos e respectiva homepage:

 

N.º
NOME
 
1 
Alice Dárida F Diegues Lopes 
 
2 
Ana Igreja Martins Castro 
 
3 
Ana Maria Fernandes Pires Pereira 
 
4 
Baltazar Lázaro Pires 
 
5 
Emanuel José Lourenço Neves 
 
6 
Evangelina Natividade C B C Silva 
 
7 
Fernando Manuel Soares Ferreira 
 
8 
Helena Lurdes Mateus Casimiro 
 
9 
Helena Paula Gonçalves Póvoa 
 
10 
Ilda Conceição Brás Martins 
 
11 
Ilídio Jesus Anes Cordeiro 
 
12 
João Paulo Vaz 
 
13 
José António Silva Madalena 
 
14 
José Júlio Vaz Pires 
 
15
José Manuel Lima Teixeira
 
16
Leonor Maria Taveira Brilhante 
 
17 
Liseta Fátima Baptista 
 
18 
Maria Anjos Alves Pereira 
 
19 
Maria Conceição Pires 
 
20 
Maria Fátima Neves Fernandes Madureira 
 
21 
Maria Luísa Gomes M. Afonso 
 
22 
Maria Madalena Brás Martins 
 
23 
Maria Noémia Rito Araújo 
 
24 
Teodoro Afonso Nunes 
 
25 
Teresa Margarida Machado Durão 
 
26 
Victor Rodrigues  
 

Calendário da acção:

Mês Dia Hora
Março 14

17

21

24

28

31

19:30 - 21:30

09:30 - 13:30

19:30 - 23:30

09:30 - 13:30

19:30 - 23:30

09:30 - 13:30

Abril  

4

7

11

17

18

21

 

19:30 - 23:30

09:30 - 13:30

19:30 - 23:30

14:00 - 18:00 + 19:30 - 23:30

19:30 - 23:30

09:30 - 13:30

Total: 12 dias 50 horas

     


Programa da Acção de Formação

Designação da Acção:

Internet na Educação: A concepção de páginas educativas.

 

Razões Justificativas:

Existem várias razões fundamentais para a realização desta acção. Uma das razões prende-se com a necessidade de, no mundo onde o desfasamento da escola é cada vez mais acentuado em relação à sociedade da informação e conhecimento, os professores adquirirem experiência e conhecimentos para colocar a Internet ao serviço da educação.
Cada vez mais os pais investem em estratégias de mobilização educativa, que assentam essencialmente em tecnologias de informação e comunicação (TIC), com o intuito de que os seus filhos alcancem o sucesso escolar. As TIC podem, se convenientemente exploradas, ser um excelente instrumento educativo. Nesta perspectiva, o papel do educador, quer no contexto do processo de ensino/aprendizagem, quer no contexto da investigação científica, terá de sofrer profundas alterações.
 
Pretende-se, assim, contribuir para uma melhor capacitação dos professores na utilização plena das tecnologias, que a sociedade da informação coloca ao serviço da educação.
 
Uma outra razão, de carácter mais específico, prende-se com o facto de muitos professores manifestarem o seu interesse no aprofundamento dos conhecimentos sobre a Internet, nomeadamente sobre a concepção e gestão de páginas WWW, quer pessoais, quer da escola.

 

Destinatários:

 Educadores de Infância e Professores do 1.º , 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.

 

Objectivos a atingir:

  • Fomentar a autonomia e capacidade crítica ante os desafios da Sociedade da Informação e Conhecimento.

  • Adquirir informação fundamental para se tornar autónomo no mundo da Internet.

  • Conhecer as regras fundamentais para a concepção de páginas WWW.

  • Reflectir sobre as potencialidades deste novo meio de comunicação na Educação.

  • Conceber e gerir páginas WWW.

 

Conteúdos da acção:

1 - A rede Internet: (2h)
1.1 - A topologia da rede.
1.2 - Breve evolução histórica.
1.3 - O acesso à Internet em Portugal.
1.4 - Como ligar-se à Internet.
 
2 - Navegadores ou Browsers: (3h)
2.1 - O Netscape Navigator e o Internet Explorer.
2.2 - A interface do Netscape e do Explorer.
2.3 - Os menus do Netscape e do Explorer.
2.4 - Configurar o Netscape e o Explorer.
 
3 - Os serviços ou Recursos Internet: (5h)
    - Navegação na WWW (World Wide Web).
    - Correio Electrónico (e-mail – Electronic Mail).
    - Transferência de informação (FTP – File Transfer Protocol).
    - Grupos de Discussão ou fóruns de discussão (Newsgroups).
    - Programas de Conversação em tempo real ( IRC – Internet Relay Chat).
3.1. World Wide Web (WWW):
3.1.1 - As direcções ou endereços (URL).
3.1.2 - O estabelecimento de ligações da WWW (hiperligações ou links).
3.1.3 - A utilização de motores de busca e catálogos ou directórios:
        - Portugueses;
        - Internacionais;
        - Temáticos.
3.1.4 - Estratégias de procura de informação.
 
4 - Multimedia, Hipertexto e Hipermedia: (5h)
4.1 - Elementos dos sistemas Hipertexto/Hipermedia.
4.2 - Vantagens e limitações dos sistemas Hipertexto/Hipermedia.
4.3 - A interactividade.
4.4 - A estruturação da informação nos sistemas Hipertexto/Hipermedia.
 
5 - As páginas WWW (Home Pages): (5h)
5.1 - Diferentes tipos de páginas.
5.2 - O tamanho da página.
5.3 - Os elementos das páginas.
5.4 - Elementos fundamentais nas páginas educativas.
5.5 - Comunicação visual e desenho gráfico de interfaces (Design Visual e de Comunicação).
5.5.1 - Princípios gerais da comunicação visual para ecrã de comutador.
5.5.2 - O tratamento do texto.
5.5.3 - O tratamento da cor.
5.5.4 - O tratamento da imagem.
 
6 - Utilização do editor gráfico do Netscape - Netscape Composer: (5h)
6.1 - Vantagens e limitações do editor gráfico.
6.2 - Concepção de páginas no editor gráfico.
6.3 - Edição de páginas utilizando o editor gráfico.
7 - Criação de páginas WWW (Microsoft Front Page): (25h)
7.1 - Conceitos básicos de HTML em sistemas de Hipertexto e Hipermedia.
7.2 - Editores de HTML:
        - A criação de páginas Web utilizando Microsoft Office.
        - A criação de páginas Web utilizando Netscape Composer.
        - A criação de páginas Web utilizando Microsoft Front Page.
        - A criação de páginas Web utilizando Macromedia DreamWeaver.
7.3 - O Microsoft Front Page.
7.3.1 - Editor de HTML do Microsoft Front Page:
        - Principais comandos.
        - Tabelas de cores.
        - Listas.
        - Hiperligações (Links) e Âncoras (Anchors ou Bookmarks).
        - Imagens e respectiva formatação.
        - Tabelas.
        - Formatação de caracteres.
        - Caracteres especiais (incluindo os portugueses).
        - Frames.
        - Formulários.
7.4 - Construção de Páginas WWW de interesse educativo.
7.5 - Edição e actualização de páginas WWW através de FTP.

 

Metodologias da realização da acção:
 
As aulas organizar-se-ão em sessões:
1 - teóricas ou teórico/demonstrativas;
2 - práticas.

As primeiras pretendem fornecer ao grande grupo, informação necessária e essencial, para que os formandos possam, de forma significativa, integrar novos conhecimentos, para posterior aplicação.

Nas aulas práticas, os formandos (2 por computador), realizarão actividades ou trabalhos, de forma a que "aprendam fazendo". O labor do formador consistirá em propor os trabalhos e actividades, dinamizar o trabalhos dos diferentes grupos, de forma a que se integrem os conhecimentos adquiridos das sessões mais teóricas ou teórico/demonstrativas.

  

Condições de frequência da acção:

 Os formandos terão de estar presentes em 3/4 das aulas (38 horas).

  

Regime de avaliação:

 A avaliação dos formandos vai consistir em dois momentos:

 1. Trabalho desenvolvido (páginas www), durante as sessões.

 2. Teste de avaliação prático individual a realizar no fim da acção.

 

Modelo de Avaliação:

A acção será avaliado através da passagem de um inquérito de opinião aos formandos sobre a importância da acção em relação a:

   - Aprendizagens adquiridas;

   - Relevância para a prática do docente;

   - Atitudes em relação ao audiovisual;

   - Sentimento de satisfação;

   - Necessidades de formação complementares.

  

Bibliografia:

ALI, I e Ganuza, J. L. (1997): "Internet en la educación", Anaya multimedia, Madrid.

COELHO, Pedro (1998), “Como criar Páginas Web – Manual Prático (vol. 1 e 2)", FCA Editora.*

DELARBRE, R. T. (1996): "La nueva alfombra mágica, usus y mitos de Internet", la red de las redes, Fundesco.

FERREIRA, António Miguel (1999), “Encontrar a Informação Certa na Web”, FCA Editora. *

LEMAY, Laura; Tyler, Denise (1996), "Microsoft Front Page", SamsNet.

LEMOS, Manuel (1998), "Estar na Internet - Tudo o que precisa saber sobre a Internet", Editora McGraw-Hill.

MERCHÁN, B. N et al, (1998): "Aplicaciones educativas de las nuevas tecnologias: Internet, infigrafia y anymación". Anthema ediciones. Salamanca.

PEÑA, R. (1997): " La Educación en Internet. Guia para su aplicación prática en la enseñanza". Inforbook's. Barcelona.

FERNÁNDEZ-COCA, A., (1998): "Produción y diseño gráfico para la World Wide Web". Paidos. Barcelona

Microsoft Press (1998), "Microsoft Front Page em imagens", Editora McGraw-Hill.*

Ramalho, J A (1996), "Iniciando HTML", Makron Books.

* Utilizar para facilitar e/ou suportar parcialmente o processo da Acção de Formação.
O formador fornecerá atempadamente fotocópias de qualquer apresentação electrónica que venha a utilizar na acção de formação.

 
ATENÇÃO: Esta página Web foi descontinuada. A nova página Web do docente é http://www.vgportal.ipb.pt
Envie mail para vg@ipb.pt com as suas questões ou comentários acerca deste site.
Send mail to vg@ipb.pt with questions or comments about this web site.
Copyright © 2000 - Vitor Gonçalves
Last modified: 19-04-2001