- Acção de Formação
- A Internet na educação:
-
A concepção de páginas educativas
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Formador (Turma 1): Vitor Barrigão
Gonçalves
Formandos e respectiva homepage:
Calendário
da acção:
Mês |
Dia |
Hora |
Março |
14
17
21
24
28
31 |
19:30 - 21:30
09:30 - 13:30
19:30 - 23:30
09:30 - 13:30
19:30 - 23:30
09:30 - 13:30 |
Abril |
4
7
11
17
18
21 |
19:30 - 23:30
09:30 - 13:30
19:30 - 23:30
14:00 - 18:00 + 19:30 - 23:30
19:30 - 23:30
09:30 - 13:30 |
Total:
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12 dias |
50
horas
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Programa da
Acção de Formação
Designação da Acção:
Internet
na Educação: A concepção de páginas educativas.
Razões Justificativas:
- Existem várias razões fundamentais
para a realização desta acção. Uma das razões prende-se com a necessidade
de, no mundo onde o desfasamento da escola é cada vez mais acentuado em relação
à sociedade da informação e conhecimento, os professores adquirirem experiência
e conhecimentos para colocar a Internet ao serviço da educação.
-
- Cada
vez mais os pais investem em estratégias de mobilização educativa, que
assentam essencialmente em tecnologias de informação e comunicação
(TIC), com o intuito de que os seus filhos alcancem o sucesso escolar. As
TIC podem, se convenientemente exploradas, ser um excelente instrumento
educativo. Nesta
perspectiva, o papel do educador, quer no contexto do processo de
ensino/aprendizagem, quer no contexto da investigação científica, terá
de sofrer profundas alterações.
-
- Pretende-se, assim, contribuir para
uma melhor capacitação dos professores na utilização plena das tecnologias,
que a sociedade da informação coloca ao serviço da educação.
-
- Uma outra razão, de carácter mais
específico, prende-se com o facto de muitos professores manifestarem o seu
interesse no aprofundamento dos conhecimentos sobre a Internet, nomeadamente
sobre a concepção e gestão de páginas WWW, quer pessoais, quer da escola.
Destinatários:
Educadores de Infância e
Professores do 1.º , 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
Objectivos a atingir:
-
Fomentar a autonomia e capacidade crítica
ante os desafios da Sociedade da Informação e Conhecimento.
-
Adquirir informação fundamental
para se tornar autónomo no mundo da Internet.
-
Conhecer as regras fundamentais para
a concepção de páginas WWW.
-
Reflectir sobre as potencialidades
deste novo meio de comunicação na Educação.
-
Conceber e gerir páginas WWW.
Conteúdos da acção:
- 1 - A rede Internet:
(2h)
- 1.1 - A
topologia da rede.
- 1.2 -
Breve evolução histórica.
- 1.3 - O acesso à Internet em
Portugal.
- 1.4 - Como ligar-se à Internet.
-
- 2 - Navegadores
ou Browsers: (3h)
- 2.1 - O Netscape
Navigator e o Internet Explorer.
- 2.2 - A interface do Netscape
e do Explorer.
- 2.3 - Os menus do Netscape
e do Explorer.
- 2.4 - Configurar o Netscape
e o Explorer.
-
- 3 - Os serviços
ou Recursos Internet: (5h)
- - Navegação
na WWW (World Wide Web).
-
- Correio Electrónico (e-mail – Electronic Mail).
-
- Transferência de informação (FTP
– File Transfer Protocol).
-
- Grupos de
Discussão ou fóruns de discussão (Newsgroups).
-
- Programas de Conversação em tempo real ( IRC – Internet
Relay Chat).
- 3.1.
World Wide Web (WWW):
- 3.1.1 - As direcções
ou endereços (URL).
- 3.1.2 - O estabelecimento de ligações
da WWW
(hiperligações ou links).
- 3.1.3 - A utilização de motores de
busca e catálogos ou directórios:
-
- Portugueses;
-
- Internacionais;
-
- Temáticos.
- 3.1.4 - Estratégias de procura de
informação.
-
- 4 - Multimedia,
Hipertexto e Hipermedia: (5h)
- 4.1 - Elementos dos sistemas
Hipertexto/Hipermedia.
- 4.2 - Vantagens e limitações dos
sistemas Hipertexto/Hipermedia.
- 4.3 - A interactividade.
- 4.4 - A estruturação da informação
nos sistemas Hipertexto/Hipermedia.
-
- 5 - As páginas
WWW (Home Pages): (5h)
- 5.1 - Diferentes tipos de páginas.
- 5.2 - O tamanho da
página.
- 5.3 - Os elementos das páginas.
- 5.4 - Elementos fundamentais nas páginas
educativas.
- 5.5
- Comunicação visual e desenho gráfico de interfaces (Design Visual e de
Comunicação).
- 5.5.1
- Princípios gerais da comunicação visual para ecrã de comutador.
- 5.5.2
- O tratamento do texto.
- 5.5.3
- O tratamento da cor.
- 5.5.4
- O tratamento da imagem.
-
- 6
- Utilização do editor gráfico do Netscape - Netscape Composer: (5h)
- 6.1
- Vantagens e limitações do editor gráfico.
- 6.2
- Concepção de páginas no editor gráfico.
- 6.3
- Edição de páginas utilizando o editor gráfico.
- 7
- Criação de páginas WWW (Microsoft Front Page): (25h)
- 7.1
- Conceitos básicos de HTML em sistemas de Hipertexto e Hipermedia.
- 7.2
- Editores de HTML:
-
- A criação de páginas Web utilizando Microsoft Office.
-
- A criação de páginas Web utilizando Netscape Composer.
-
- A criação de páginas Web utilizando Microsoft Front Page.
-
- A criação de páginas Web utilizando Macromedia DreamWeaver.
- 7.3
- O Microsoft Front Page.
- 7.3.1
- Editor de HTML do Microsoft Front Page:
-
- Principais comandos.
-
- Tabelas de cores.
-
- Listas.
-
- Hiperligações (Links) e Âncoras (Anchors ou Bookmarks).
-
- Imagens e respectiva formatação.
-
- Tabelas.
-
- Formatação de caracteres.
-
- Caracteres especiais (incluindo os portugueses).
-
- Frames.
-
- Formulários.
- 7.4 - Construção
de Páginas WWW de interesse educativo.
- 7.5
- Edição e actualização de páginas WWW através de FTP.
- Metodologias
da realização da acção:
-
- As aulas organizar-se-ão em
sessões:
- 1
- teóricas ou teórico/demonstrativas;
- 2 - práticas.
As primeiras pretendem fornecer ao
grande grupo, informação necessária e essencial, para que os formandos
possam, de forma significativa, integrar novos conhecimentos, para posterior
aplicação.
Nas aulas práticas, os formandos (2
por computador), realizarão actividades ou trabalhos, de forma a que
"aprendam fazendo". O labor do formador consistirá em propor os
trabalhos e actividades, dinamizar o trabalhos dos diferentes grupos, de forma a
que se integrem os conhecimentos adquiridos das sessões mais teóricas ou teórico/demonstrativas.
- Condições de frequência da acção:
Os formandos terão de estar
presentes em 3/4 das aulas (38 horas).
Regime
de avaliação:
A avaliação dos formandos vai
consistir em dois momentos:
1.
Trabalho desenvolvido (páginas www), durante as sessões.
2.
Teste de avaliação prático individual a realizar no fim da acção.
Modelo de Avaliação:
A acção será avaliado através da
passagem de um inquérito de opinião aos formandos sobre a importância da acção
em relação a:
- Aprendizagens adquiridas;
- Relevância para a prática do docente;
- Atitudes em relação ao audiovisual;
- Sentimento de satisfação;
- Necessidades de formação complementares.
Bibliografia:
ALI, I e Ganuza, J. L. (1997):
"Internet en la educación", Anaya multimedia, Madrid.
COELHO,
Pedro (1998), “Como criar Páginas Web – Manual Prático (vol. 1 e 2)",
FCA Editora.*
DELARBRE, R. T. (1996): "La nueva alfombra mágica,
usus y mitos de Internet", la red de las redes, Fundesco.
FERREIRA,
António Miguel (1999), “Encontrar a Informação Certa na Web”, FCA
Editora.
*
LEMAY,
Laura; Tyler, Denise (1996), "Microsoft Front Page", SamsNet.
LEMOS, Manuel (1998), "Estar na
Internet - Tudo o que precisa saber sobre a Internet", Editora McGraw-Hill.
MERCHÁN, B. N et al, (1998):
"Aplicaciones
educativas de las nuevas tecnologias: Internet, infigrafia y anymación". Anthema
ediciones. Salamanca.
PEÑA, R. (1997): " La Educación
en Internet.
Guia para su aplicación prática en la enseñanza". Inforbook's. Barcelona.
FERNÁNDEZ-COCA, A., (1998):
"Produción y
diseño gráfico para la World Wide Web". Paidos. Barcelona
Microsoft Press (1998), "Microsoft
Front Page em imagens", Editora McGraw-Hill.*
Ramalho, J A (1996), "Iniciando HTML",
Makron Books.
- * Utilizar para facilitar e/ou suportar parcialmente o
processo da Acção de Formação.
- O formador fornecerá atempadamente fotocópias de qualquer
apresentação electrónica que venha a utilizar na acção de formação.
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